terça-feira, 15 de setembro de 2020

E vamos para mais um semestre!

Depois de um primeiro semestre bastante complexo, é hora de começar o segundo semestre letivo deste ano estranho. Em posts anteriores deste blog você encontra um pouco da minha experiência lecionando Cálculo III de forma online no primeiro semestre:
Para o segundo semestre, terei uma turma de Cálculo II, uma turma de AM091 - Atividades de Matemática e uma turma de MM442 - Introdução aos Sistemas Dinâmicos. Neste semestre terei algumas condições contorno diferentes:
  • estou trocando o Classroom pelo Moodle, para disponibilizar as atividades aos alunos
  • estou querendo depender menos do iPad para as aulas.
A justificativa de usar Moodle é a seguinte: tenho que perder meu trauma dele. Eu sempre achei o tema do Moodle horrível, bem como a navegação. Porém, ele é o mais usado no mundo inteiro (?) e tem muitos recursos. Aprendi a trocar o tema do Moodle, e ele está mais bonitinho e apresentável. Além disto, o Moodle da Unicamp suporta LaTeX, e o Classroom deixa a desejar nisto. O Moodle permite fazer vários tipos de provas, e o Classroom só permite usar o Google Forms.

A justificativa para "abandonar" o iPad é "financeira": meu Macbook pifou e voltei a usar o Ubuntu (sabe quanto está custando um Macbook?). Ainda tenho o iMac, que conversa muito bem com o iPad, mas por questões logísticas prefiro usar o notebook. O problema é ter que montar um novo setup, agora com Ubuntu. Detalhe: não dá pra espelhar a tela do iPad no Ubuntu, o que vai complicar um pouco minha vida. No fim do semestre eu conto se deu certo.

Enfim, já aprendi a fazer algumas coisas no Moodle. Em particular, já sei fazer testinhos/provas, e abaixo segue um pequeno tutorial.


Vídeo mostrando como fazer questões com o Moodle.


Nenhum comentário:

Postar um comentário