sábado, 5 de março de 2022

Vem aí mais um primeiro dia de aula

Minha mãe conta que na primeira vez que fui para a escola, no fim da década de 80, ela ficou esperando na porta, na certeza de que eu, filho único e muito mimado, iria chorar e querer voltar pra casa. Ela se enganou completamente, eu nem dei tchau direito e fui direto pra sala. A mesma experiência se repetiu, anos depois, com meus dois filhos, em seus primeiros dias de aula.

Meu primeiro dia de aula "oficial" como professor na Unicamp foi no primeiro semestre de 2012. Eu já tinha lecionado o curso de verão daquele ano e também ministrado uma disciplina de pós-graduação em 2011, como pós-doc. Tive também experiências prévias como "professor", como PED na Unicamp e como Tutor (na UFV).

Como professor, a cada semestre o primeiro dia de aula me deixa nervoso, principalmente no primeiro semestre do ano. Já se foram 10 anos de docência e o sentimento continua bem parecido, incluindo uma noite ruim de sono na véspera. Mesmo sabendo o conteúdo, com slides ou notas de aula já preparados/organizados, a bibliografia escolhida, piadinhas sem graça já testadas, ainda fico pensando em como "começar" o semestre de forma efetiva.

Por enquanto, vazia. Em breve, cheia de alunos!

Em 2019, esse artigo do The Chronicle of Higher Education ("How to Teach a Good First Day of Class", por James Lang) conseguiu refletir bem o meu sentimento sobre o primeiro dia de aula: de acordo com psicóloga Sarah Rose Cavanagh:

“On the first few days of class, students will be forming their impressions of you, and this impression may be more important than much of what you do later.” 

Isso fez bastante sentido pra mim. Eu já abandonei disciplinas que pretendia fazer como ouvinte simplesmente pela primeira aula ter sido totalmente diferente do que eu esperava. "Se for isso aí, acho que eu aprendo mais lendo o livro". Sabe aquela série da Netflix que você até dá uma chance, mas nunca passa do primeiro episódio? Se isso acontece com sua primeira aula, acabou - você perdeu o aluno. "Ah, eu não me importo". Bom, eu me importo.

O que fazer para convencer esses vários jovens, já na primeira aula, que deveriam prestar atenção no que eu estarei falando pelas próximas 15 semanas? Como ser efetivo na primeira aula? E note que, nesse ponto, a aula ser de matemática não ajuda em nada..

Felizmente, o questão é antiga, e já foi abordada por muitos autores. A maioria das universidades tem um "centro de ensino" ou algo assim (no caso da Unicamp, é o (EA)^2 - Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem) com excelentes dicas sobre o primeiro dia de aula. Vou tentar resumir aqui algumas dicas que costumam estar nesses "guias do primeiro dia".

As primeiras dicas são do próprio artigo da Chronicle que citei acima:

  • Não comece a aula falando da ementa, das datas, etc. Comece com algum exemplo legal para despertar a curiosidade dos alunos.
  • Faça-os trabalhar na primeira aula, possivelmente em grupo, num problema que "motive" para as técnicas do curso - assim eles poderão se conhecer melhor e já perceber como o conteúdo que será ensinado é importante.
É importante também conversar um pouco com os alunos. Saber o que eles esperam do curso, se eles tem preocupações sobre os pré-requisitos.. No site do Center for Innovative Teaching and Learning da Indiana University Bloomington existe uma lista de expectativas dos alunos sobre o primeiro dia (vou deixar em inglês mesmo):
  • Is the class going to meet my needs?
  • Is the teacher competent?
  • Is the teacher fair?
  • Will the teacher care about me?
  • Will I be able to succeed?
  • What does the teacher expect from me?
  • What will I need to do to get a good grade?
  • Will I be able to juggle the workload for this course with the workload in my other courses?

Uma boa estratégia é tentar fazer com que, após a primeira aula, os alunos consigam ter uma resposta para pelo menos algumas dessas questões.

O site do Center for Teaching & Learning de Berkeley tem algumas dicas muito boas, e três delas são da categoria "coisas óbvias que às vezes precisam ser ditas" (cujo exemplo mais famoso é o aviso de "não faça xixi no chão", encontrado em banheiros de shopping). Novamente, como copiei do site, vou deixar em inglês:
  • Make a real beginning to class. Not just on the first day, but every day. Don't say "We might was well get started" or "Let's get started." Try instead, "Good Morning, I'm Professor xyz. Welcome to Sociology 10."
  • Use the whole class period, tell your students about yourself, discuss your teaching-learning philosophy, demonstrate your mode of teaching, cultivate your students' trust, foster a spirit of free and open inquiry, display your enthusiasm for the subject, and finally, display a sense of humor. 
  • Don't run out of time. Have a real ending to the class, especially on the first day. Conclude with something like "I look forward to seeing you on Wednesday."
Uma dica encontrada na maioria das referências que deixo abaixo é providenciar um "plano de desenvolvimento" detalhado, seja em papel, seja num site, Moodle, Classroom, etc. Você não precisa ficar falando os detalhes dele na sala, mas os alunos precisam ter acesso a ele logo no primeiro dia (ou até antes) e você deve estar aberto a responder dúvidas sobre ele (que devem aparecer nas primeiras semanas do curso).

O site do Center for Excellence in Learning and Teaching da Iowa State University também dá uma dica que aparece em muitos outros lugares: chegue mais cedo e cumprimente os alunos enquanto eles chegam. Não chegue atrasado no primeiro dia.

O site da Academy of Art University tem um "checklist"/template de como fazer um "primeiro dia de aula de sucesso", incluindo o tempo a se gastar em cada coisa. O foco deles é em aulas de artes, mas certamente é possível adaptar para outras áreas.

No meio de tudo isso, é preciso considerar a excepcionalidade do primeiro dia de aula de 2022.

A Unicamp suspendeu as aulas presenciais em 13 de março de 2020, uma decisão que se mostrou totalmente acertada. Depois de dois anos experimentando o "ensino remoto emergencial", retornaremos em breve, dia 14 de março de 2022, com as aulas presenciais para todos, ainda com medidas sanitárias obrigatórias (distanciamento, máscara) e uso de tecnologia ("robozinho") para contornar a questão da lotação das salas.

Alunos do segundo e terceiro ano do curso estão conhecendo o campus pela primeira vez. Outro dia conheci um grupo deles, enquanto visitavam o IMECC. Curiosamente, serão meus alunos agora no primeiro semestre. No meio da conversa, uma aluna comentou "sua aula, no dia 14, será nossa primeira aula presencial na universidade, depois de termos visto algumas das suas aulas em vídeo, olha a responsabilidade!".

Espero não decepcioná-los!

Um bom semestre a todos!

Leituras sobre o assunto:

  1. https://www.chronicle.com/article/how-to-teach-a-good-first-day-of-class/
  2. https://www.celt.iastate.edu/teaching/preparing-to-teach/10-ideas-for-a-great-first-day-of-class/
  3. https://cft.vanderbilt.edu/guides-sub-pages/first-day-of-class/
  4. https://www.cmu.edu/teaching/designteach/teach/firstday.html
  5. https://teaching.berkeley.edu/what-do-first-day-class
  6. https://teaching.cornell.edu/teaching-resources/designing-your-course/first-day-class
  7. https://dcal.dartmouth.edu/resources/teaching-methods/first-day-class
  8. https://teaching.washington.edu/topics/preparing-to-teach/teaching-the-first-day-of-class/
  9. https://tll.mit.edu/teaching-resources/how-to-teach/first-day/
  10. https://teaching.uwo.ca/teaching/engaging/firstday.html
  11. https://citl.indiana.edu/teaching-resources/teaching-strategies/first-day-strategies/index.html
  12. https://serc.carleton.edu/sp/library/firstday/index.html
  13. https://www.jstor.org/stable/1317819
  14. https://www.researchgate.net/publication/313259694_Students'_Perspectives_on_the_First_Day_of_Class_A_Replication
  15. https://durhamcollege.ca/ctl/getting-started/first-day-of-class/
  16. https://uwaterloo.ca/centre-for-teaching-excellence/teaching-resources/teaching-tips/managing-students/setting-tone/surviving-your-first-day-class


4 comentários:

  1. Excelentes sugestões e recomendações, ainda que algumas possam parecer óbvias para alguns.

    ResponderExcluir
  2. Excelentes colocações, Ricardo!

    ResponderExcluir
  3. Que legal Ricardo! Adorei ler essas dicas. Vou tentar colocá-las em prática quando retornarmos presencialmente!

    ResponderExcluir
  4. Excelentes dicas. Vou tentar aplicar!

    ResponderExcluir